segunda-feira, 13 de abril de 2015

Jesus, nosso Sumo Sacerdote Eterno!

Hebreus parece mais um sermão do que uma epístola,  e foi escrito principalmente para os cristãos judeus  que estavam sob perseguição e esmorecimento. 

O autor procura fortalecê-los na fé em Cristo,  demonstrando a superioridade e a finalidade da revelação  e redenção da parte de Deus em Jesus Cristo.
Ele anima os leitores a:
1)  Manterem firme sua confissão em Cristo até o fim
2)  A caminharem na jornada da maturidade espiritual
3)  A não volverem ao estado de condenação, caso abandonem a fé em Jesus Cristo
Das  muitas características peculiares:
1)  Único no novo testamento quanto à estrutura:  começa como tratado,  desenvolve-se como sermão e  termina como carta
2)  Único no novo testamento que desenvolve o ministério sacerdotal de Jesus
3)  Sua palavra chave é “melhor”:  anjos, mediadores,  repouso, conserto, esperança, sacerdócio, promessas e  melhor expiação pelo sacrifício vicário.
O MINISTÉRIO SACERDOTAL DE JESUS
A entrada do pecado no mundo provocou a separação entre o homem e Deus. 
Para cobrir a nudez do homem e da mulher foi necessário o derramamento de sangue inocente. 
Deus ordena a construção do tabernáculo, tipificando a obra redentora de Cristo,  de levar os pecadores a Deus.
Deus  então estabelece o ofício sacerdotal que tinha a missão de representar o povo diante Dele.
Por isso Jesus deixou a sua glória e tornou-se homem(Hb 2:17,18) e  veio ser o nosso representante legal diante de Deus, e oferecer não uma ovelha, mas a si mesmo como sacrifício eterno, não no tabernáculo feito por mãos de homens,  mas penetrou nos céus onde permanece à direita do trono da majestade santa de Deus Pai, o Todo-Poderoso.
Retenhamos firmemente
Com essa expressão o autor deixa claro a sua preocupação com aqueles que tem deixado escapara a sua Confissão, do grego homologia, que tem o significado de religião.
O sentido aqui é para agarrar firme, tomar posse com força e segurar. Muitas vezes é necessário lutar para defender a nossa fé.
Vivendo neste mundo, cheio de tentações e laços armados pelo inimigo, é importante retermos firmemente a nossa confissão. Não só devemos confessar o que fomos feitos nEle, o que somos aqui na Terra e seremos por toda a eternidade, mas também fazer isso retendo a confissão firmemente.
Com essa orientação, fica claro que o adversário tentará demover-nos da posição que fomos colocados. Então, se retivermos a confissão e não voltarmos atrás, o nosso Sumo Sacerdote irá representar-nos diante do Pai. 
Com isso, o diabo não conseguirá fazer-nos desacreditar do que somos e do que podemos.
As orientações da Palavra devem ser levadas a sério. Então, grave que é seu dever fazer e reter a confissão do que Deus diz que você é em Cristo.
Não deixe que, algum dia, por algum motivo, o desânimo tome conta de você. Quem confessa o que é em Jesus, o que tem, e o que pode fazer em Seu Nome, sem sombra de dúvida, passará a ter o poder do Altíssimo operando em sua vida do modo mais livre e completo.
Ainda que tudo pareça não dar certo, se você estiver agindo de acordo com a Palavra, retenha a sua confiança, pois o nosso Sumo Sacerdote sempre cumpre Sua missão.
Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado;
Todavia eu me alegrarei no Senhor; exultarei no Deus da minha salvação.
O novo e vivo caminho
Portanto, irmãos, temos plena confiança para entrar no Santo dos Santos pelo sangue de Jesus,
por um novo e vivo caminho que ele nos abriu por meio do véu, isto é, do seu corpo.
Temos, pois, um grande sacerdote sobre a casa de Deus.

Hebreus 10:19-21
Ousadia e Confiança
É por falta de confiança que muitos tem deixado de entrar pelo novo e vivo caminho no Santo dos Santos, por não terem retido firmemente a sua confissão.
Tem faltado ousadia para entrar na presença de Deus, e por esse motivo, muitos tem se abdicado da Graça de Jesus Cristo, da Misericórdia de Deus, e do Socorro e auxílio do Espírito Santo.

Deus te abençoe!!!