domingo, 22 de junho de 2014

Os Conselhos do Rei Davi

Bom dia, estive ministrando ontem, em um retiro de homens da Igreja Agnus, do meu amigo, Pastor Rubens, e meu desejo é que essa palavra toque seu coração!!!

Segue o esboço daquilo que Deus colocou no meu coração!!!

Texto: 1Rs 2:1-3
E aproximaram-se os dias da morte de Davi; e deu ele ordem a Salomão, seu filho, dizendo:
Eu vou pelo caminho de toda a terra; esforça-te, pois, e sê homem.
E guarda a ordenança do Senhor teu Deus, para andares nos seus caminhos, e para guardares os seus estatutos, e os seus mandamentos, e os seus juízos, e os seus testemunhos, como está escrito na lei de Moisés; para que prosperes em tudo quanto fizeres, e para onde quer que fores.


Introdução:
 Davi é reconhecido como o maior de todos os reis de Israel, seu nome em hebraico significa “querido” “amado”, e não bastasse ser um homem segundo o coração de Deus, era músico, construtor de instrumentos, poeta e escritor de muitos salmos. Reinou 40 anos sobre Israel (7 em Judá e 33 sobre um Israel unificado) Com certeza a história desse homem traz orgulho para os judeus, como exemplo de líder, de homem, conquistador e valente, não obstante a tudo isso, ser um homem como todos e pecador, carente do perdão e do sacrifico de Jesus na cruz. Mas pelos seus feitos e pela sua história, seus conselhos ao Rei Salomão, se eternizam e trazem ensinamentos importantes a todos os homens nos dias de hoje.
A Bilbia diz, que ao aproximar-se da sua morte, mandou chamar a Salomão e disse:

1)    Eu vou pelo caminho de toda a terra
Ao analisar sua primeira afirmação a Salomão, Davi mostra uma firmeza e convicção, do ciclo natural de todo ser humano, que ao nascer, a única certeza que se tem é que vai morrer, no plano material. Mas Davi é incisivo com ele, mostrando que se deve ter essa consciência, de que um dia, vamos partir. (Gn 3:19)
Isso tem incomodado o ser humano, desde tempos remotos, quando os egípcios mumificavam seus faraós e os mais ricos em rituais, acreditando na volta do espírito ao corpo. De certa forma eles pensavam certo mas agiam errado. Isso não é o que tem feito muitas pessoas, até pensam em fazer o bem, mas agem erroneamente, “pensam” estar certos, mas suas atitudes reprovam suas ideologias. O ser humano, busca desenfreadamente a ETERNIDADE que está dentro de si, mas erra no seu caminho. E o caminho de toda a terra é um só: “Do pó vieste, ao pó voltarás.”

2)    Esforça-te
O segundo conselho de Davi a Salomão era para que ele se esforçasse, que buscasse forças em momentos de fraqueza, que buscasse ânimo nos piores momentos da sua vida, enfim, que ele se mostrasse forte.
Que tipo de esforço temos feito?
Aonde está concentrado nosso esforço?
Porquê foi pedido a Josué que se esforçasse e tivesse ânimo?
Com certeza o peso de suceder a Moisés não seria um leve fardo para ser humano algum, mas quando Deus chamou a Moisés para conversar sobre a sua morte, mandou chamar também a Josué para participar dessa conversa na tenda da congregação. Ali Deus se manifesta em uma coluna de nuvem, e Ele diz a Moisés que ele morreria e seria sepultado com seus pais, e começa a dizer o que aconteceria com o povo de Israel, que eles se “prostituiriam” indo após outros deuses dos estranhos da terra, a terra para a qual eles estavam indo tomar posse, como promessa de Deus. Disse também que o povo O deixaria e anularia o concerto que haviam feito, acendendo a ira de Deus contra eles, e que os desampararia e esconderia o Seu rosto deles, para que fossem devorados, além dos males e angústias que os afetariam, até chegar o ponto de dizerem: “Não me alcançaram esses males por não estar o meu Deus no meio de mim?”
Ora, diante de uma cena dessa, quem, em plena consciência, queria assumir o papel de ser líder e estar a frente de um povo desse? Talvez, Josué esperasse realmente ser o sucessor de Moisés, que tomasse posse da Terra Prometida, e que ao entrar, comeriam e beberiam até se fartarem, o que realmente aconteceu, ao entrarem. Eu fico pensando na reação de Josué ao ouvir essas palavras do próprio Deus. Pare para pensar!
Ao saírem da tenda, Moisés olhou para Josué e disse: ESFORÇA-TE e ANIMA-TE! Você vai colocar esse povo para dentro da terra prometida!!! Era a segunda vez que Josué estava ouvindo isso de Moisés, mas na primeira tinho sido diferente, Josué ouviu isso de Moisés e também disse, Não temais, nem vos espanteis diante deles, porque o Senhor, Vosso Deus, é o que vai convosco, não vos deixará e nem vos desamparará.
Mas depois da morte de Moisés, Josué que já estava abatido, deve ter se derretido em meio a uma crise existencial, cheio de dúvidas, e durante 30 dias prantearam a morte do maior profeta de Israel. Mas passado os 30 dias, Josué é cheio do Espírito Santo, e ouve Deus lhe falando: Josué, Moisés está morto, levanta-te agora, e passa esse Jordão, tu e este povo. E ele ouve então pela terceira vez: ESFORÇA-TE e ANIMA-TE!!! E ele ainda ouviria Deus dizer isso para ele mais duas vezes. Era Deus lhe dizendo isso, para que ele se esforçasse, porque no seu esforço Deus iria conceder a vitória, era no seu ânimo que eles venceriam os inimigos, por isso, Davi aconselha a Salomão: Esforça-te, seja forte, seja valente, anima-te, levante-se. E nesse quesito, o Senhor Jesus nos aconselhou, dizendo: No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, Eu venci o mundo.

3)    Seja Homem

O que significa ser um homem de verdade?

Que tipo de homens temos sido?

Ideias erradas sobre masculinidade
·  Homens de verdade são durões; não choram.
·  Homens de verdade não deixam ninguém mandar neles.
·  Os homens são superiores às mulheres.
Não pense que ser homem é apenas o contrário de ser mulher.
Ser homem é o contrário de ser menino.
Você se torna um homem de verdade quando deixa para trás as características de uma criança. O apóstolo Paulo escreveu: “Quando eu era menino, costumava falar como menino, pensar como menino, raciocinar como menino; mas agora que me tornei homem, eliminei as características de menino.”  Em outras palavras, você prova que é um homem de verdade à medida que substitui atitudes infantis por atitudes maduras na maneira de pensar, falar e agir. 

Os motivos dos conselhos de Davi:
Para que prosperes em tudo que fizeres e para onde quer que fores!!!
Esse é o desejo de todo ser humano. Todos procuram isso na vida!!!
Mas apenas conselhos, não são suficientes para ser próspero na vida, é preciso, além dos conselhos, guardar a ordenança do Senhor:
Para andares nos seus caminhos,

Para guardares os seus estatutos, e os seus mandamentos, e os seus juízos, e os seus testemunhos.