segunda-feira, 5 de maio de 2014

A Mão de Deus

Somente quem vê a mão de Deus em todas as coisas, pode colocar todas as coisas em Suas mãos.

O Poder do Deus Eterno

O poder, a sabedoria, a bondade e a santidade de Deus devem ser estudados juntos.
Embora Deus seja todo-poderoso, seu poder é sempre exercido segundo os ditames da sua sabedoria, bondade e santidade.

Há pessoas que tem uma visão limitada de Deus, elevando seu poder às custas de sua sabedoria, ou aumentando sua bondade às custas de sua santidade. Qualquer desses erros levará a resultados desastrosos na fé e na vida daqueles que têm essas posições.
Deus é revelado como o totalmente desejável, a quem nós podemos e queremos adorar, se realmente o conhecermos.
Se falharmos em vê-lo como ele é, isso não muda o fato de ele ser amável, mas apenas esconde de nós esta maravilhosa verdade.
Veja bem, se Deus tivesse todo o poder, mas não fosse um Deus santo, então ele poderia usar seu poder para ferir e destruir, e o que o homem poderia fazer para impedí-lo?
Se fosse assim, Deus poderia usar seu poder para propósitos malignos e imorais, como faziam os supostos deuses das mitologias grega e romana. Vários povos do mundo possuem deuses que roubam, cometem homicídio, e toda sorte de atividades sexuais imorais.
Este não é o Deus da Bíblia. O Deus da Bíblia tem todo poder, mas ele é também um Deus santo, um Deus sábio e um Deus amoroso. Portanto, seu poder nunca é exercido para propósitos pecaminosos, malignos ou de alguma forma corrompidos.
O primeiro ponto é que Deus é todo-poderoso. Ele é o criador e sustentador de todas as coisas. Em Gênesis 1:1, o primeiro versículo da palavra de Deus, a Bíblia diz: No princípio criou Deus os céus e a terra.
De onde veio o céu? Deus o criou. De onde veio a terra? Deus a criou. Quando foi que ele criou? No princípio. Todas as coisas começam com Deus. Este é o poder de Deus.
Em Colossenses 1:15-17, a Bíblia diz, falando do Senhor Jesus Cristo: O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele. (e não somente isso) E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele.  
Deus não apenas criou o céu e a terra e tudo que neles há, mas ele ainda controla todo o Universo ATIVAMENTE, e ele ATIVAMENTE faz com que ele subsista. Todas as coisas subsistem por ele.
 Deus não apenas criou todas as coisas, mas ele pode fazer o que ele quiser com as coisas que ele criou.
Quero examinar vários versículos da Bíblia com você, a respeito deste assunto, porque muitas vezes as pessoas são tentadas a questionar Deus, ou duvidar de Deus, ou reclamar contra Deus. A verdade é que o Universo pertence a Deus. Eu e você somos criaturas de Deus e ele é livre para fazer o que ele quiser.
Em 42:1-2 está escrito Então respondeu ao SENHOR, dizendo: Bem sei eu que tudo podes... Está bem claro, não é? Você sabia disso?
Em Jeremias 32:17, o profeta disse: Ah Senhor DEUS! Eis que tu fizeste os céus e a terra com o teu grande poder, e com o teu braço estendido; NADA há que te seja demasiado difícil. Isso que é poder!
Deixe-me perguntar uma coisa a você. Você é capaz de compreender a criação? Não há outro além de Deus que possa dizer a respeito de qualquer coisa: “Isso não é difícil demais para mim.” 
Você tem capacidade de controlar o Universo?
Você consegue acalmar as ondas do mar?
Você consegue fazer o outono, o inverno, a primavera e o verão virem na época certa?
Você consegue fazer chover?
Você consegue parar a chuva?
Você consegue fazer nevar sobre a terra?
Você consegue fazer o sol dar a sua luz?

Você não consegue fazer nada disso.
Deus consegue.
Não há nada difícil demais para Ele.

Em Mateus 19:26, a Bíblia diz: E Jesus, olhando para eles, disse-lhes: Aos homens é isso impossível,
mas a Deus TUDO É POSSÍVEL.
O que Deus é capaz de fazer? Todas as coisas. O que é possível para Deus? Tudo. Com Deus tudo é possível. Este Deus, a respeito de quem estamos falando, pode soar como um termo técnico. Ele pode soar como alguma coisa que você estudou em sala de aula. Mas ele é uma pessoa, e como pessoa ele é o todo-poderoso que pode fazer todas as coisas.
Em I Timóteo 6, aprendemos que seu domínio é absoluto. Como Deus todo-poderoso, ele reina com poder. Ele não é limitado por nenhum rei, ou reino, ou força, ou por algum exército. A Bíblia diz, falando sobre Jesus, A qual a seu tempo mostrará o bem-aventurado, e único poderoso Senhor, Rei dos reis e Senhor dos senhores; (I Timóteo 6:15).
Existe algum outro rei? Ele é o supremo. Existe algum outro Senhor? Ele é o supremo. Existe alguma outra potestade? Ele é o supremo. Existe algum outro dominador? Ele é o supremo. Não haverá outro Rei, nem outro dominador, apenas Deus. Ele não dividirá seu trono. Ele dominará e reinará, com poder absoluto, por toda eternidade.
Não apenas todos os reis, reinos e governadores serão sujeitos ao Senhor Jesus Cristo, mas também sua criação o obedece. Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus;  Porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos.  (Mateus 5:44-45).
Perceba então que Deus é todo-poderoso e a natureza está sujeita a ele. Você sabe quem é que faz o sol nascer? É Deus. Você sabe quem é que faz o sol se pôr? A Bíblia diz que é o SEU sol. Você gosta disso?
Você sabe quem faz chover? Deus faz. ELE DOMINA sobre a natureza. Este é o poder de Deus. E também o homem e o destino do homem estão nas mãos de Deus.
O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens;
Nem tampouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, e a respiração, e todas as coisas; 
E de um só sangue fez toda a geração dos homens, para habitar sobre toda a face da terra, determinando os tempos já dantes ordenados, e os limites da sua habitação;
Para que buscassem ao Senhor, se porventura, tateando, o pudessem achar; ainda que não está longe de cada um de nós; 
Porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos; como também alguns dos vossos poetas disseram: Pois somos também sua geração. (Atos 17:24-28).
Você percebeu no versículo 27 que, depois de dizer que Deus é seu criador, e depois de dizer que Deus fez todas as coisas, e depois de dizer que Deus te deu vida, a Bíblia diz que os homens deveriam buscá-lo, e que eles iriam tatear e alguns o iriam encontrar, embora ele não esteja longe de cada um de nós. 
Como pode ser que há tantas pessoas que não o encontram? Porque eles estão TATEANDO. 
Amados, Deus fez a terra, mas, ainda que você toque na terra todos os dias, a terra não é Deus. 
Deus fez a madeira, a pedra, o ar, o vento, a luz do sol – todas as coisas que você vê, sente sabor, toca, sente e experimenta. 
Deus fez todas estas coisas, mas estas COISAS não são Deus, assim como você também não é Deus. São apenas COISAS que Deus fez, assim como você é uma criatura, alguém que Deus fez.
Ora, onde está Deus? Oh, ele não está longe de você.
Bem, como encontrá-lo?

Você fica de joelhos e diz “Deus, eu quero te conhecer” e Deus vai se fazer conhecer a você.

Em I Samuel 2, vemos claramente que o homem e seu destino estão nas mãos de Deus.
 
O Senhor é o que tira a vida e a dá; faz descer à sepultura e faz tornar a subir dela. O Senhor empobrece e enriquece; abaixa e também exalta. Levanta o pobre do pó, e desde o monturo exalta o necessitado, para o fazer assentar entre os príncipes, para o fazer herdar o trono de glória; porque do Senhor são os alicerces  da terra, e assentou sobre eles o mundo. (I Samuel 2:6-8).

Ora, eu e e você sabemos o que as pessoas querem neste mundoElas querem as coisas, ao invés de Deus. Se lemos uma passagem como esta que foi citada, as pessoas dizem em seus corações “Oh, Deus faz o pobre ficar rico. Eu quero isso. Deus tira o pobre do pó. Oh, eu quero isso.” 
Veja bem, é por isso que os homens não encontram Deus. Eles não querem Deus; eles querem mais as COISAS que Deus fez, e querem mais as COISAS que Deus pode lhes dar. Este espírito avarento faz com que eles não encontrem Deus.
Os homens constroem grandes catedrais, e grandes igrejas, e colocam grandes torres sobre elas. Eles penduram ouro, e imagens, e ídolos, e estátuas nas paredes. Eles colocam várias vestimentas sofisticadas e adornos nos ministros. Este é o raciocínio pagão, de que eles estão de alguma forma mais próximos de Deus por causa de todas as COISAS que eles possuem.
Eu garanto para você que Deus fez o ouro. 
Garanto que ele fez a madeira e as pedras e todas as coisas que os homens usam nos seus templos e estruturas religiosas. 
Garanto que Deus fez todas as coisas a partir das quais os homens fazem suas imagens e ídolos. 
Mas as obras das mãos dos homens continuam sendo apenas COISAS, e os que as fazem continuam tateando, mas eles ainda precisam encontrar Deus.
Vamos supor que, ao lermos esta passagem da Bíblia, quando chegasse na parte que diz O Senhor é o que tira a vida e a dá; faz descer à sepultura e faz tornar a subir dela, então você dissesse: “Ouça só isso. Eu sei que vou morrer e um dia eu descerei à sepultura. Eu sei que um dia Deus tirará minha vida e eu darei meu último suspiro. Um dia vão me colocar numa sepultura. Mas, pastor, o senhor está me dizendo que Deus pode me fazer subir da sepultura?”
Isso é exatamente o que eu estou te dizendo. Veja o que lemos a seguir: ele pode o fazer herdar o trono de glória. Ao ler estas palavras, você pode dizer “Quer dizer que, quando o Senhor Jesus Cristo dominar e reinar no seu trono, eu serei ressuscitado dos mortos e poderei dominar e reinar com ele? Oh, eu gostaria de ter esta vida com Deus. Eu gostaria de desfrutar a eternidade na presença de Deus.”
Veja bem, o coração do homem é enganoso. É desesperadamente perverso. Quem o conhecerá? Deus o conhece. O Espírito de Deus o conhece. O Senhor sabe que, enquanto você desejar as COISAS que ele fez, mais do que o Deus que fez estas coisas, você nunca o encontrará. Mas, quando você finalmente percebe que nenhuma coisa, nem quantidade de coisas, nem abundância de coisas, nem riqueza de coisas poderão satisfazer o desejo do seu coração e da sua alma, então você encontrará Deus. Quando você perceber isso, você ficará de joelhos e dirá “Deus, estou tão cansado dessas COISAS, eu quero o Senhor. Eu quero que seu poder me salve. Quero que seu sangue lave meus pecados. Quero que sua graça me dê vida eterna. Quero muito que o Senhor use este poder, pelo qual seu Filho deu sua vida na cruz, pelo qual ele ressuscitou dos mortos, pelo qual ele subiu aos céus, use este poder para perdoar meus pecados e me fazer nascer de novo, faça-me um filho de Deus pela fé.”
Somente quem vê a mão de Deus em todas as coisas, pode colocar todas as coisas em Suas mãos.

Amém!!!