segunda-feira, 28 de maio de 2012

TRÊS FATOS ETERNOS E IMUTÁVEIS

Boa Tarde!!!

Essa semana tem sido uma semana especial, desde ontem, pelo fato de estarmos na "Semana do Pentecostes", e digo isso, não pela data em si, mas pelo que ela nos faz lembrar e refletir. Por estarmos em oração e pela busca do batismo no Espírito Santo, muitas lembranças de boas coisas nos vêm a memória, e dentre tantas, lembrei da mensagem que preguei alguns dias atrás sobre o tema acima citado. Na ocasião, usei como base o texto de 2 Cr 15:1-15, episódio envolvendo o Rei Asa, que após viver um tempo relativamente de paz, viu-se envolvido em uma situação de muito embaraço e grande dificuldade, quando o Rei Zerá, da Etiópia, arregimentou um exército de 1 milhão de homens em pé para invadir Judá, além de 300 carros. Embora tivesse 580 mil homens, Asa sabia da dificuldade numérica a que estava sendo submetido.
Diante dessa situação, ele clamou a Deus: "Senhor, não há ninguém como tu para ajudar os fracos contra os poderosos. Ajuda-nos, ó Senhor, ó nosso Deus, pois em ti pomos a nossa confiança, e em teu nome viemos contra este imenso exército. Ó Senhor, tu és o nosso Deus; não deixes o homem prevalecer contra ti". 2 Cr 14:11

Deus então fere os etíopes, diante deles, sem que eles movessem uma espada sequer, para mostrar a eles a quem eles adoravam e serviam.........Deus faz as coisas acontecerem na nossa vida, do modo como Ele quer, na hora em que Ele quiser, e usa quem Ele bem entender. Precisamos aprender a aceitar o fato da Soberania e Vontade de Deus para as nossas vidas.

Depois desse ocorrido, Deus usa o profeta Azarias, filho de Obede, para admoestar o povo acerca desses três fatos eternos e imutáveis:

1º) O SENHOR ESTÁ COMIGO, ENQUANTO EU ESTOU COM ELE

Alguns textos da bíblia deixam claro essa verdade, mas o profeta estava advertindo o povo, para que não abandonasse o caminho de Deus, que é perfeito, nem a sua Palavra que é poder (Salmos 18:30). O homem, que não serve a Deus, não entende que os pensamentos dele, bem como os seus caminhos, estão muito distante daquilo que Deus pensa, ou determina para nós. O homem que serve a Deus, confia Nele, e deposita no Senhor todas as suas esperanças, e sabe que Ele trabalha em seu favor, como fica claro no Salmo 23: "Ainda que eu andasse pelo vale da sombra e da morte, eu não temeria mal algum, porque Tú estás comigo, a tua vara e o teu cajado me consolam"
Não pode existir nada pior na vida de alguém do que ouvir do próprio Deus essas palavras:
Portanto, diz o Senhor Deus de Israel: na verdade tinha dito eu que a tua casa e a casa de teu pai andariam diante de mim perpetuamente; porém agora diz o Senhor: longe de mim tal cousa, porque aos que me honram honrarei, porém os que me desprezam serão envilecidos (desprezados)” (1 Sm 2.30).

O melhor para nós, realmente, é ESTAR com o Senhor, pois é a garantia de que ELE está consosco!!!!

2º)  SE EU O BUSCAR, EU O ACHAREI.


A PRIMEIRA PROVA ESTÁ NO TEXTO, NO VERS. 15:

"Todo o povo de Judá alegrou-se com o juramento, pois o havia feito de todo o coração. Eles buscaram a Deus com toda disposição; então ele deixou que o encontrassem e lhes concedeu paz em suas fronteiras."

O que me chama atenção nesse versículo, é o fato de que Deus, se deixa achar por aqueles que o buscam. Essa simplicidade e afeto demonstrado por Deus, tem sido abandonado por muitos que tem tentado se aproximar de Deus. o Pai não está dizendo aqui, que devemos buscá-lo com formalidade, como se estivéssemos entrando na sala de um empresário, muito bem sucedido, que para falar com ele, teríamos que marcar uma audiência, com sua secretária, e chegando na sua empresa, deveríamos nos apresentar na portaria, aguardar na sala de espera, até que a secretária nos chamasse para sermos atendidos. E que depois de tanta formalidade, quando então na presença desse empresário, ficaríamos tímidos, diminuídos pela sua tão grande e inacessível presença. Não é isso o que Deus faz, Ele deixou um Novo e Vivo Caminho, onde o acesso a presença de Deus é livre, e aberto a todos aqueles que tem sede da Sua presença. Nosso Pai está a nossa espera, para que possamos ter momentos de comunhão e alegria na sua presença.

TEMOS QUE BUSCAR A DEUS, ENQUANTO SE PODE ACHAR, E INVOCÁ-LO ENQUANTO ELE ESTÁ PERTO: Is 55:6

E BUSCAR-ME-EIS, E ME ACHAREIS, QUANDO ME BUSCARDES COM TODO O VOSSO CORAÇÃO – Jr 29:13



3º) SE EU O DEIXAR, ELE ME DEIXARÁ

Talvez o texto que citei acima, referindo-me a casa de Eli, seja o que melhor retrate essa verdade. É certo que quando você deixa alguém, essa pessoa também te deixará. Mas o que difere de nós deixarmos "alguém" de nós deixarmos "a Deus" é uma triste e inevitável consequência, ou seja, a perdição eterna, a morte eterna. Existe sim uma eternidade a se viver, e basta a nós escolhermos, como e com quem passaremos toda a nossa eternidade. No inferno, ao lado de Satanás e seus seguidores, o que implica dizer, que se estaremos ali, é porque decidimos ser seguidor desse rebelde. Ou será no céu, ao lado do Pai, do Filho, do Espírito Santo, dos 24 Anciãos, dos Seres Viventes, dos Anjos e de todos aqueles que foram feitos filhos de Deus......

Portanto, fica aqui um conselho a todos os que estão lendo esse meu comentário:

" Saiba que Deus está contigo, mas enquanto VOCÊ estiver com ELE, e que enquanto você estiver disposto a buscá-Lo, Ele estará disposto a deixar que você O encontre, pois Ele tem prazer nisso, e que se você O deixar, infelizmente, Ele também te deixará."


Um grande abraço a todos e até semana que vem se Deus assim nos permitir!!!