segunda-feira, 21 de maio de 2012

BASTA AO DISCÍPULO SER IGUAL AO MESTRE!!!


Preguei esta mensagem no dia 29/04/12 em nossa igreja sede, e está disponível em vídeo também, mais abaixo, mas escrevi ela também, para que você possa ler!!! Ela está em forma de esboço, assim fica mais fácil a leitura!!!!


BASTA AO DISCÍPULO SER IGUAL AO MESTRE!

A palavra discípulo significa aquele que aprende. Inicialmente, o que se requer de alguém para ser discípulo é o necessário, ou seja,  que ele esteja disposto a aprender. Mt 10:25

Mateus 9:35-38 relata provavelmente a 2ª ou 3ª passagem de Jesus pela Galiléia, nessa ocasião findava-se o segundo ano do ministério de Jesus, chamado de Ano da Popularidade tendo realizado muitos milagres, como também o sermão da montanha.

Mas essa passagem marca o Ano da Oposição, o período de rejeição, de perseguições mas também o chamado dos 12 discípulos ao Apostolado. Jesus começa nesse instante a organizar a Sua Igreja, dando a “ela” homens dotados do Poder do Espírito Santo, cheios da Graça e Sabedoria do alto. Jesus outorga-lhes o poder, e acompanhado desse poder uma série de responsabilidades e consequências como “Pacote fechado”.......

E dentre as muitas advertências de Jesus aos agora, Apóstolos do Reino do Messias, fica claro e evidente a frase que ecoa a mais de 2 mil anos, de que, basta ao DISCÍPULO ser igual ao Seu Mestre. Mas o que temos visto nos últimos tempos, chama-nos a atenção por ser justamente o contrário ao que Jesus pediu aos “discípulos”. Mas também não é para ficarmos espantados e estupefatos com essas coisas, pois Paulo escrevendo a seu discípulo Timóteo diz:  
PORQUE HAVERÁ HOMENS AMANTES DE SI MESMOS, AVARENTOS, PRESUNÇOSOS, SOBERBOS, DESOBEDIENTES A PAIS E MÃES, INGRATOS, PROFANOS, SEM AFETO NATURAL, IRRECONCILIÁVEIS, CALUNIADORES, INCONTINENTES, CRUÉIS, SEM AMOR PARA COM OS BONS, TRAIDORES, OBSTINADOS, ORGULHOSOS, MAIS AMIGOS DOS DELEITES DO QUE AMIGOS DE DEUS, TENDO APARÊNCIA DE PIEDADE, MAS NEGANDO A EFICÁCIA DELA. DESTES AFASTA-TE.” II Timóteo, capítulo 3, versículos 2 ao 5.

1- O Senhor Deus, usando o Apóstolo Paulo, neste capítulo 3, exorta o povo aos acontecimentos futuros, ou seja, nos finais dos tempos o que haverá de acontecer.

2 - HOMENS AMANTES DE SI MESMOS: Significa que são pessoas que fazem tudo para agradar a si próprio, se auto-elogiam, honra e glória tomam de Deus para si.

3- PESSOAS AVARENTAS: São pessoas que são excessivamente apegadas ao dinheiro, são mesquinhas, miseráveis, sãos as chamadas unhas-de-fome.

4- PESSOAS PRESUNÇOSAS: São aquelas que procuram viver de aparências, vaidosas, orgulhosas, são pessoas convencidas em tudo que fazem, acreditam que até prova em contrário, estão corretos naquilo que dizem ou fazem.

5-PESSOAS SOBERBAS: São pessoas ridiculamente vaidosas, excessivamente arrogantes, orgulhosa, se acham sublime, grandioso, magnífico, etc.

6 - PESSOAS PROFANAS: Sãos pessoas contrários às coisas de Deus, não tem o devido respeito para coisas Sagradas de Deus, sãos pessoas que querem desconsagrar o que por Deus é consagarado, violam princípios sagrados de Deus.

7- PESSOAS OBSTINADAS: São pessoas teimosas, birrentas, pessoas que gostam de continuar no erro, pregam erroneamente a Palavra do Senhor.

8 - AMIGOS DOS DELEITES DO QUE AMIGO DE DEUS: São pessoas que buscam viver as chamadas “delícias” da vida, prazeres mundanos, buscam o que acham agradável para sua vida, não importando de onde vem, querem ter prazer em tudo, buscam se deliciar em tudo que o mundo oferece, não buscam as coisas de Deus, ignoram tudo que Deus criou, se esquecem de Deus, o seu criador e não dão a mínima para o seu Salvador.

9 - APARÊNCIA DE SER PIEDOSOS: São pessoas falsas, são os enganadores, maldosos, negam o verdadeiro significado da palavra piedade. Amém.

Ou Seja, totalmente inverso ao ensinamento de Jesus, que deixa claro, o que é ser igual a Ele no texto de Mt 9:35-38
        35E percorria Jesus todas as cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino, e curando toda sorte de doenças e enfermidades.
    36Vendo ele as multidões, compadeceu-se delas, porque andavam desgarradas e errantes, como ovelhas que não têm pastor.
    37Então disse a seus discípulos: Na verdade, a seara é grande, mas os trabalhadores são poucos.
    38Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara.

Quando Jesus exorta aos seus discípulos a serem como Ele, estava claro que:

A Missão de Jesus na terra, enquanto estava aqui, era:

            PERCORRIA JESUS TODAS AS CIDADES E ALDEIAS – Ainda existem hoje, homens e mulheres que estão dispostos a percorrer todos os lugares, que andam pelos valados, a procura das almas daqueles que estão perecendo, rumo ao inferno, sem conhecer a verdade que os liberta. Mas contrapondo isso, há muitos como disse o Ap. Paulo: Amantes de Si mesmo, Avarentos........presos nos templos, a sua vida, ao seu emprego, aos seus estudos, presos em si mesmos, em suas próprias arrogâncias e concupiscência.
            A quem Enviarei, e quem há de ir por nós?........
            Como pois, invocarão aquele em quem não creram? Como crerão naquele de quem não ouviram? Como ouvirão, se não há quem pregue, e como pregarão se não forem enviados? Como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam a paz, daqueles que anunciam as boas novas!!! Rm 10:14, 15

BASTA AO DISCÍPULO SER IGUAL AO SEU MESTRE.........QUEREMOS MESMO NOS PARECER COM JESUS? PRECISAMOS ESTAR DISPOSTOS A “PERCORRER”.....

        ENSINANDO NAS SINAGOGAS DELES – Gr. (didasko) – Instruir, fazer um discurso, compartilhar conhecimento, explicar. Cristo foi o maior professor entre os homens, a ponto deles se maravilharem com o que Ele dizia, e não tanto quanto os seus gestos. O Ensinamento de Jesus, esclarecia aquele povo, que estavam como ovelhas sem pastor e errantes, pois os “mestres” daquela época, não se preocupavam mais em saciar a alma daquelas pessoas, em alimentar as ovelhas, mas em tosquiá-las, arrancar-lhes tudo que ainda tinham.

BASTA AO DISCÍPULO SER IGUAL AO SEU MESTRE.........QUEREMOS MESMO NOS PARECER COM JESUS? PRECISAMOS ESTAR DISPOSTOS A “ENSINAR”.....

            E PREGANDO O EVANGELHO DO REINO – Gr. (kerusso) – Falar a uma assembleia, proclamar. Enquanto “didasko” é usado  168 vezes na Bíblia, quase meio a meio entre VT e NT, “kerusso” é utilizado somente 5 vezes no VT e 138 vezes no NT. A pregação tem como propósito chamar a atenção dos homens para a verdade, enquanto ensinar é o trabalho de tornar a verdade clara. Todo pai deve ser um professor da verdade. ( Dt 4:1-5 – 11:18-20)
            Há muitos pregadores nos últimos tempos, mas poucos Discípulos Pregadores. Devemos pedir a Deus discernimento para que o Espírito Santo nos revele e não permita que a Doutrina de Balaão esteja presente na igreja, nem permitir o espírito de Jezabel na igreja.

BASTA AO DISCÍPULO SER IGUAL AO SEU MESTRE.........QUEREMOS MESMO NOS PARECER COM JESUS? PRECISAMOS ESTAR DISPOSTOS A “PREGAR”.....

            E CURANDO TODAS AS ENFERMIDADES E MOLÉSTIA ENTRE O POVO – Sem dúvida esse era o principal objetivo de Jesus, curar os enfermos.......Ele mesmo havia declarado que tinha vindo para os doentes (Mc 2:17) O Ap. Tiago em sua carta, no cap. 5:14, 15 exorta-nos dizendo, que se há alguém entre nós doente, chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite, em nome do Senhor, e a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará, e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados.

BASTA AO DISCÍPULO SER IGUAL AO SEU MESTRE.........QUER SE PARECER COM JESUS? PRECISAMOS ESTAR DISPOSTOS A “CURAR”

VENDO A MULTIDÃO, TEVE GRANDE COMPAIXÃO DELES
E DISSE AOS SEUS DISCÍPULOS: ROGAI AO SENHOR DA SEARA

            OS VERDADEIROS DISCÍPULOS DE JESUS, AINDA SÃO AQUELES QUE ORAM, QUE TEM COMPAIXÃO DAS ALMAS QUE ESTÃO PERECENDO, QUE PREGAM AO EVANGELHO DO REINO, ENSINAM A VERDADE QUE LIBERTA E NÃO TEM MEDO DE OBEDECER A VOZ: IDE POR TODO MUNDO E PREGAI O EVANGELHO A TODA CRIATURA......

Deus abençoe a cada um em nome de Jesus, tenham uma semana abençoada!!!

Pastor Fernando Favoretto