sábado, 28 de abril de 2012

GERAÇÃO ELEITA

Boa tarde, quero compartilhar aqui um pouco da mensagem que preguei na cidade de Centenário do Sul - PR, no dia 14 de Abril.


Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz -
1 Pe 2:9



INTRODUÇÃO


Pedro estava na Babilônia quando escreveu esta carta, +ou- no ano de 60.d.C, e foi endereçada as 5 províncias romanas da Ásia Menor (Atual Turquia).
O teor dessa carta era encorajar os cristãos devido as perseguições constantes tanto por parte dos Judeus quanto por parte das autoridades romanas, tanto que não muito tempo depois, liderada por Nero, a primeira grande perseguição ocorreu, o que desencadeou um série de sucessivas perseguições e atrocidades. As epístolas de Pedro tiveram suma importância aos primeiros cristãos, porque encontravam nesta carta, o alento, socorro, e consolo para continuar a jornada.
Dentre tantas perseguições, destaco a que pode ser chamada de primeira perseguição global, pois foi sistematizada e autorizada para ser feita em todo o império romano, liderada por Trajano, no início do século II, começando por Bitínia, uma das 5 cidades mencionadas por Pedro no primeiro versículo da carta. Plíno, um jovem culto e cidadão do império romano, talvez o governador daquela província, movido de compaixão pelos crimes que presenciara, enviou uma carta no ano de 112 d.C, ao Imp. Trajano, relatando o que os seus olhos presenciaram, e o Imperador respondeu, simplesmente, dizendo que os que negassem a sua fé, fossem libertos.
O que dizer de Policarpo, bispo de Esmirna,  que aos 86 anos, depois de tanto servir a causa do evangelho, e viver com homens de Deus como o AP. João, Irineu, Inácio de Antioquia, martirizado em Roma também no ano de 116 d.C, ao ser persuadido por Antonio Pio, procônsul romano em Esmirna, no ano de 155 d.C, para que negasse a sua fé em Jesus Cristo, disse ao procônsul: “"Há oitenta e seis anos sirvo a Cristo e nenhum mal tenho recebido Dele. Como poderei negar Aquele a quem prestei culto e rejeitar o meu Salvador?". Vendo que nada faria com que ele negasse sua fé, ordenou que o colocasse numa fogueira, o que fazendo isso os soldados, perceberam que o fogo sequer chegava perto de Policarpo. Enfurecidos, os soldados, com lanças começaram a golpeá-lo, só que o sangue de Policarpo apagou as chamas, o que deixava os soldados cada vez mais furiosos,.....Acenderam novamente as chamas, e o queimaram.........seus discípulos, recolheram os ossos que sobraram e fizeram um sepultamento digno de um cristão......

A Epístola de Pedro pode ser divida em 7 seções, e o nosso texto encontra-se na 3ª seção da carta:

1 Pe 1:13 a 2:10
EXORTAÇÕES EM VISTA DA COMPLETUDE DA SALVAÇÃO

Pedro passa a exortar a igreja, quanto a suficiência da salvação, da perfeição e de que não há nada mais além dela, e começa explanando sobre
7 MANDAMENTOS, e nos versículos seguintes entendemos assim:




- 1:18 – Explica como os homens não são redimidos.

- 1:19-23 -  Como os homens nascem de novo:
1:19,20* Pela fé no Sangue de Jesus.
       21* Pela fé em Deus através de Jesus.
       22* Pelo Espírito Santo.
       23* Pela Palavra de Deus.


- 1:24 – Trata da Eternidade do Evangelho.

Até que no Cap. 2, ele faz uma exortação acerca de 5 coisas que impedem, ou seja, bloqueiam o crescimento Espiritual.
Toda malícia (Gr. Kakía) Impiedade de coração, vida e caráter (desejo de fazer mal ao próximo).

Todo engano (Gr. Dóllos) artimanha, fraude.

Hipocrisia (fingimentos).

Invejas.

Todas as murmurações.

O diabo não quer ver o jovem, o irmão, as irmãs, a mocidade, enfim, a igreja crescendo, pois, quando crescemos espiritualmente, conhecemos a Deus, os seus ministérios e a sua vontade. Quando crescemos, provamos que o Senhor é benigno e nos chegamos a Ele. Pedra viva, reprovada neles homens, mas para com Deus; Eleita e Preciosa.
Quando isso ocorre, começamos a entender e a viver o real significado da GERAÇÃO ELEITA. Deuteronômio 7:6-9 explica a razão de Deus eleger uma geração!
Deus não elege ninguém porque é mais bonito, porque é mais rico ou mais forte, mas elege porque Ele ama, e para guardar o Juramento, a aliança, a promessa.
João 15:16 Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei...
Deus tem procurado através das gerações, aqueles que querem realmente fazer a diferença, que querem transformar o mundo pela renovação do seu conhecimento.
Apenas quando alcançamos o entendimento de Geração Eleita, passamos a compreender
o SACERDÓCIO REAL, pois, Pedro, no versículo 5 diz que, nós, como pedras vivas, somo edificados, casa espiritual, Sacerdócio Santo, para oferecer sacrifícios espirituais que agradam a Deus em Cristo Jesus.




Pedro também mostra aqui o que os crentes são para Deus.
Ao passo que na Geração Eleita, vimos o que Cristo é pra os crentes.

Se somos a Geração Eleita, o que somos então para Deus?
Somos Casa Espiritual – Templo do Espírito Santo, Morada do Altíssimo.

No templo, são oferecidos sacrifícios para a expiação dos pecados, eis a razão pela qual nossos sacrifícios são espirituais, agradável a Deus, pois, Jesus se entregou na cruz e, Paulo afirma em 2 Coríntios 5:14 que, o amor de Cristo nos constrange, julgando-nos assim: Que se um morre por todos, logo todos morreram.
Morramos para o mundo, e vivamos não mais para nós mesmos, mas vivamos a vida de Cristo em nós, e é esse o sacrifício agradável a Deus. (Rm 12:1,2)
Essa promessa é feita originalmente a Israel em Êxodo 19:6.Deus queria levantar um reino de Sacerdotes, mas o povo logo mostrou sua fraqueza fazendo para si um bezerro de ouro, desencadeando uma tendência idólatra constante, culminando no Cativeiro Babilônico.
Isaías 43:20, 21 descreve bem o que somos para Deus.

- Fomos criados para dar louvor a Deus!

DAR – (Tehillah) Significa relatar ou contar, e é usado muitas vezes para se referir a comunicação de importantes informações e verdades aqueles que não as ouviram, especialmente as nações estrangeiras.

LOUVOR - (Sãphar) Representa o caráter que merece louvor. Um hino. Um cântico de louvor.


Enfim, A GERAÇÃO ELEITA são aquelas pessoas que aceitam o chamado de fazer parte de uma geração que está disposta a fazer TODA a vontade Deus.

Um grande abraço para todos, e espero que sirva de reflexão!


Pr Fernando Favoretto